Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

ARTIGO: ELEIÇÃO EM SOBRAL PROMETE DISPUTA ACIRRADA

Artigo do professor e historiador Adriano Duarte faz um recorte do atual momento eleitoral que vive o município de Sobral. PDT, PMDB e PSDB aparecem com candidaturas de peso.


A expectativa que temos para este ano, é que Sobral volte a ter eleições que sejam realmente e verdadeiramente disputadas. Era uma tradição política Sobralense, desde a época que virou cidade, em 1841, ter eleições acirradas, todavia com a chegada da Família Ferreira Gomes ao poder, após a derrubada do prefeito eleito Dr Ricardo Barreto, não tivemos mais eleições como tínhamos outrora. Não podemos esquecer, obviamente, que a maioria de votos no último pleito do mandatário municipal em exercício, Veveu Arruda, já não foi tão expressiva.

Após 20 anos de pleno domínio político da cidade de Sobral, a Família Ferreira Gomes, que muito bem se enquadra na definição de Oligarquia, mas que incomoda ao grupo ser considerado como tal, embora sejam, começam a demonstrar o seu desgaste natural causado devido estarem há tanto tempo no poder.

O quadro dos Ferreira Gomes é ainda mais funesto, quando vemos o surgimento de novas lideranças dentro do município, com capacidade real de substituí-los no poder. A isto acrescente-se a perda lideranças comunitárias, o aumento da consciência eleitoral da população sobralense, o fato de setores da imprensa local passarem a dar espaço e voz para a oposição, o advento das redes sociais, enfim, são muitos os fatores que devem preocupar ao clã, que achavam que tinham pleno domínio da cidade e que vieram provando esta liderança ao longo dos tempos.

Atualmente o panorama político nacional de incertezas e crises, com o desgaste de seu aliado histórico, o Partido dos Trabalhadores (PT), envolvido em diversos escândalos de corrupção, não se mostra favorável aos Ferreira Gomes. Para completar, encontra-se à frente da gestão municipal, um membro do PT, Veveu Arruda, que, embora não esteja fazendo exatamente um mal governo, tem um desempenho sofrível perante a opinião pública.
Bem, como nada dura para sempre, só a palavra de Deus, vamos aguardar para ver se o eleitorado sobralense vai resolver por colocar um fim em tal domínio ou se mantém o grupo político, liderado pelos Ferreira Gomes, no poder por mais algum tempo. Só o tempo irá dizer!!!

Adriano Duarte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário