Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

Perfil: Ivo Gomes.


Buscando informar a população sobre a trajetória política e de vida dos postulantes à  prefeitura municipal de Sobral, o professor e historiador Adriano Duarte estreia nova série de artigos intitulada: PERFIS. O primeiro perfil a ser abordado é do deputado estadual do PDT, Ivo Gomes. Acompanhe: 
Antes de mais nada é necessário dizer que não estamos aqui caindo na arrogância e nem na ilegalidade de lançarmos candidatos previamente, todavia, oficialmente, Ivo Gomes é o principal nome do grupo Ferreira Gomes, na disputa pela Prefeitura Municipal de Sobral e achamos nosso dever ofertar nossa parcela de contribuição, para que, você leitor, possa conhecer os principais postulantes ao cargo.

Ivo Ferreira Gomes, nasceu na cidade de Sobral, em 13 de dezembro de 1967. Filho do ex-prefeito de Sobral, José Euclides Ferreira Gomes Junior, e de Maria José Santos Ferreira Gomes, e irmão de dois ex-governadores do Estado do Ceará, Cid Gomes, também ex-prefeito de Sobral, e Ciro Gomes. Atualmente exerce o cargo de Deputado Estadual em nosso estado.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, uma das mais respeitadas universidades do mundo, por indicação de Mangabeira Unger, Ivo Gomes pertence aos quadros da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza, aprovado em concurso público, porém pouco ficou no cargo devido a sua militância política nas gestões de seus irmãos.

Sua carreira política teve início na cidade de Sobral como Chefe de Gabinete da Prefeitura e Secretário de Desenvolvimento da Educação, na gestão de seu irmão, Cid Gomes, quando este foi prefeito de Sobral (1996). Em 2002, resolveu candidatar-se ao cargo de Deputado Estadual e foi eleito de primeira, com mais de 50 mil votos, vindo a se reeleger novamente em 2006, sagrando-se como o segundo deputado mais votado do Ceará, em 2010 e em 2016. 

Enquanto deputado ocupou a chefia de gabinete do Governo do Estado do Ceará, a convite de seu irmão Cid Gomes, à época governador, e a Secretaria de Educação de Fortaleza, durante a gestão de Roberto Cláudio entre outros cargos. Esta é uma das maiores razões de seus opositores o criticarem, por ser eleito para um cargo e não assumi-lo efetivamente. 

Sua vida partidária foi seguindo aos seus irmãos mais velhos, Ciro e Cid Gomes, dessa forma teve que passar por diversos partidos como PPS, PSB, PROS e, atualmente, o PDT.

Muito discreto em sua vida particular, casou-se com Viviam Paula Rodrigues Trajano, com quem teve um filho, Gegeka Gomes, nascido em 2001. Segundo alguns jornalistas, Ivo Gomes é considerado o mais irritadiço e culto da família, sendo o primeiro dos Gomes a falar inglês no clã dos Ferreira Gomes, devido a um intercâmbio feito na adolescência.

Sua bandeira política foi marcada pela luta por uma educação de qualidade no município de Sobral e foi estendida a todo o Ceará, ajudando na realização do Programa de Alfabetização na Idade Certa, elevando a qualidade do ensino público, transformando a educação pública em referência, embora tal projeto, sofra algumas críticas de especialistas em educação.

Com isso, mesmo ainda causando uma certa insegurança quanto a consolidação de sua candidatura, devido viver “às sombras” de seus irmãos, diga-se de passagem que, volta e meia, o nome de Cid Gomes finda por ser lembrado e ventilado como possível candidato, Ivo Gomes, vem se capacitando para tentar chegar ao poder máximo do executivo sobralense. 

Adriano Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário