Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Prós e contras dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no debate da Nordestv


Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza participaram do debate promovido pela Nordestv, do Sistema Jangadeiro de Comunicação, retransmissora Band no Ceará, realizado na noite desta quinta-feira (1). O Blog do Wanfil faz uma análise com os pontos positivos e negativos de cada um. Confira:
Roberto Cláudio – PDT
Positivo: Mostrou calma diante das críticas e evitou polêmicas na hora de escolher os adversários a quem dirigiu suas perguntas, como estratégia para reduzir confrontos com os candidatos mais fortes. Passou segurança nas respostas.
Negativo: Com exceção da segurança pública, não reconheceu problemas (em desacordo com o que dizem as pesquisas), apresentou poucas propostas para os próximos quatro anos.
Capitão Wagner – PR
Positivo: A desenvoltura na gesticulação, firme e sem exageros, reforçou a imagem de candidato com disposição para agir. Buscou diversas vezes o debate direto com o atual prefeito, sem radicalismos, para mostrar propostas e demarcar posição como alternativa de oposição.
Negativo: Fez algumas críticas sem o devido embasamento com números ou fontes.
Luizianne Lins – PT
Positivo: A ex-prefeita apostou na comparação entre suas gestões e a atual, procurando polarizar a disputa. No final, obrigou o prefeito Roberto Cláudio a se posicionar contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, embora Moroni Torgan, vice de sua chapa, tenha votado a favor da cassação.
Negativo: A insistência em desfazer a todo momento da atual gestão e a ausência de propostas deixam a impressão de ressentimento
Heitor Férrer – PSB
Positivo: Tranquilo, transpareceu experiência política. Foi incisivo nos questionamentos e críticas relacionadas à saúde e acusou a Prefeitura de “assaltar” a população com fotossensores.
Negativo: Em certos momentos pareceu um tanto apático, especialmente quando debateu com candidatos menos expressivos nas pesquisas.
Ronaldo Martins – PRB
Positivo: Cobrou o enxugamento da máquina pública e falou sobre a necessidade de participação popular para direcionar ações de saúde.
Negativo: Excessivamente cuidadoso, evita riscos na hora de confrontar ideias, ficando sem personalidade.
Tin Gomes – PHS
Positivo: Lembrou mais de uma vez que é preciso considerar os limites orçamentários da prefeitura na hora de fazer promessas.
Negativo: Dificuldade na articulação do discurso, apresentou propostas genéricas, aparentemente sem muita convicção. Deixa a impressão de que trabalha o nome para outras disputas.
Avaliação geral
Os candidatos mostraram preparo no controle de seus tempos de fala e evitaram ataques pessoais, centrando as discussões nos problemas da cidade. Faltando pouco mais de um mês para as eleições, todos ainda estudam as estratégias dos concorrentes. Com o passar do tempo e das pesquisas, a tendência é que o clima fique mais acirrado somente mais adiante.
(enviado por Wanfil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário